Repertório estudantil de transformações pictóricas na resolução de problemas via Modelo de Barras de Singapura
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.21.24648.002Resumo
Este artigo apresenta um levantamento das transformações pictóricas que integram o repertório de alunos que usam o Modelo de Barras de Singapura na resolução de problemas verbais. A partir de uma pesquisa bibliográfica delimitada por buscas nas plataformas Scopus e ERIC, mapearam-se os artigos sobre o tema e sistematizamos os achados. A análise dos manuscritos evidenciou que resoluções de problemas via Modelo de Barras envolvem diferentes transformações pictóricas sobre os modelos usados para representar números e suas relações em problemas verbais. Evidenciam-se três tipos gerais de transformações pictóricas, aqui denominadas “transformações por partição”, “transformações por completamento” e “transformações por reposicionamento”. Essas transformações revelam diferentes processos de uso do Modelo de Barras pelos estudantes e constituem parte do conhecimento requerido pelo professor que conduz resoluções de problemas empregando o Modelo de Barras em aulas de Matemática.
Palavras-chave: Modelo de Barras de Singapura. Transformações pictóricas. Resolução de problemas.
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