Um retrato das matrículas de estudantes da Educação Especial e da educação de surdos, surdocegos e deficiência auditiva: da Educação Básica à Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22596.022

Resumo

A Educação Especial no Brasil tem sido uma modalidade de educação escolar desde 1996. Em 2021, a educação bilíngue de surdos passou a ser, também, uma modalidade, ambas devidamente regulamentadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei no 9.394/1996.  Assim sendo, objetiva-se, neste artigo, apresentar um panorama em série histórica, de 2016 a 2020, dos estudantes com matrícula na Educação Especial, destacando as dos estudantes surdos, surdocegos e com deficiência auditiva na Educação Básica e na Educação Superior. Para alcançar o objetivo aqui delineado, vale-se de sinopses estatísticas da Educação Básica e da Educação Superior, considerando aspectos quanti-qualitativos, em uma pesquisa descritiva, com base em Creswell (2010) e Gil (2008). Os resultados apontam para uma Educação Especial bastante consolidada, com percentuais de matrículas crescendo ano a ano. O segmento representado pelas pessoas surdas, surdocegas e com deficiência auditiva têm matrículas com crescimento mais tímido em termos relativos se comparadas às dos demais públicos da Educação Especial.

Palavras-chave: Educação Básica. Educação Superior. Educação Especial. Surdo. Deficiência auditiva. Surdocego.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Renato Martins Rocha, Universidade Federal do ABC

Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Associada II da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Rosângela Gavioli Prieto, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Faculdade de Educação da USP.

Downloads

Publicado

2024-04-22

Como Citar

ROCHA, L. R. M.; LACERDA, C. B. F. de; PRIETO, R. G. Um retrato das matrículas de estudantes da Educação Especial e da educação de surdos, surdocegos e deficiência auditiva: da Educação Básica à Educação Superior. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22596.022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22596. Acesso em: 4 maio. 2024.