Universidades públicas portuguesas enquanto atores de cooperação para o desenvolvimento: mapeamento da avaliação de projetos de Educação em Ciência com Timor-Leste e São Tomé e Príncipe
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22775.081Resumo
Neste artigo, identifica-se e problematiza-se o contributo que as universidades públicas portuguesas (UPP) têm dado no domínio da capacitação e na área da avaliação de projetos de educação em ciência em âmbito de cooperação para o desenvolvimento, concretamente em Timor-Leste e em São Tomé e Príncipe. Metodologicamente, esta investigação assume-se como qualitativa e quantitativa. Numa primeira fase, realizou-se a análise de conteúdo dos diferentes planos estratégicos das UPP; numa segunda, procedeu-se à análise da produção científica dessas universidades com análise dos respetivos repositórios institucionais. Recorreu-se a uma lista de palavras-chave: avaliação, cooperação, projetos de educação em ciência ou projetos de educação, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe, definida de forma estratégica para melhor se compreender qual(ais) o(s) eixo(s) teórico(s) que se apresenta(m), ou não, como área(s) de foco. Com isto, perceberam-se as fragilidades e os pontos fortes que servem de suporte para investigações e acordos de cooperação futuros. Conclui-se de um modo geral que as UPP têm contribuído pouco para o desenvolvimento de investigações na interseção dos eixos teóricos como a avaliação, a cooperação e os projetos de educação em ciência, ainda que a cooperação, no geral, apresenta-se mais expressiva no contexto santomense que no timorense.
Palavras-chave: Avaliação para a cooperação. Projetos de educação em ciência. Universidades públicas portuguesas.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.