Universidades públicas portuguesas enquanto atores de cooperação para o desenvolvimento: mapeamento da avaliação de projetos de Educação em Ciência com Timor-Leste e São Tomé e Príncipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22775.081

Resumo

Neste artigo, identifica-se e problematiza-se o contributo que as universidades públicas portuguesas (UPP) têm dado no domínio da capacitação e na área da avaliação de projetos de educação em ciência em âmbito de cooperação para o desenvolvimento, concretamente em Timor-Leste e em São Tomé e Príncipe. Metodologicamente, esta investigação assume-se como qualitativa e quantitativa. Numa primeira fase, realizou-se a análise de conteúdo dos diferentes planos estratégicos das UPP; numa segunda, procedeu-se à análise da produção científica dessas universidades com análise dos respetivos repositórios institucionais. Recorreu-se a uma lista de palavras-chave: avaliação, cooperação, projetos de educação em ciência ou projetos de educação, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe, definida de forma estratégica para melhor se compreender qual(ais) o(s) eixo(s) teórico(s) que se apresenta(m), ou não, como área(s) de foco. Com isto, perceberam-se as fragilidades e os pontos fortes que servem de suporte para investigações e acordos de cooperação futuros. Conclui-se de um modo geral que as UPP têm contribuído pouco para o desenvolvimento de investigações na interseção dos eixos teóricos como a avaliação, a cooperação e os projetos de educação em ciência, ainda que a cooperação, no geral, apresenta-se mais expressiva no contexto santomense que no timorense.

Palavras-chave: Avaliação para a cooperação. Projetos de educação em ciência. Universidades públicas portuguesas.

Downloads

Métricas

Viste PDF
107
Aug 07 '24Aug 10 '24Aug 13 '24Aug 16 '24Aug 19 '24Aug 22 '24Aug 25 '24Aug 28 '24Aug 31 '24Sep 01 '24Sep 04 '2421
|
Altri formati
1

Biografia do Autor

Helena Caçador, Universidade de Aveiro

Doutoranda em Educação no Departamento de Educação e Psicologia, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Universidade de Aveiro, Aveiro e Cartas com Ciência, com Bolsa de Doutoramento financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), I.P. no âmbito do CIDTFF, projeto UIDB/00194/2020, e da Bolsa de Investigação de Iniciação à Investigação com a referência 2022.09971.BDANA.

Betina Lopes, Universidade de Aveiro

Doutora e Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia, CIDTFF, Universidade de Aveiro.

Rafael Galupa, University of Toulouse

Doutor e investigador principal no Molecular, Cellular and Developmental Biology Unit, Centre de Biologie Intégrative, University of Toulouse, Centre national de la recherche scientifique (CNRS), University of Toulouse III – Paul Sabatier (UPS) e membro da direção da associação Cartas com Ciência.

Olga Santos, Politécnico Universitário de Leiria

Doutora e Professora Adjunto no Centro de Estudos de Educação e Inovação (CI&DEI), Politécnico Universitário de Leiria.

Downloads

Publicado

2024-08-07

Como Citar

CAÇADOR, H.; LOPES, B.; GALUPA, R.; SANTOS, O. Universidades públicas portuguesas enquanto atores de cooperação para o desenvolvimento: mapeamento da avaliação de projetos de Educação em Ciência com Timor-Leste e São Tomé e Príncipe. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22775.081. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22775. Acesso em: 14 abr. 2025.