Universidades públicas portuguesas enquanto atores de cooperação para o desenvolvimento: mapeamento da avaliação de projetos de Educação em Ciência com Timor-Leste e São Tomé e Príncipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22775.081

Resumo

Neste artigo, identifica-se e problematiza-se o contributo que as universidades públicas portuguesas (UPP) têm dado no domínio da capacitação e na área da avaliação de projetos de educação em ciência em âmbito de cooperação para o desenvolvimento, concretamente em Timor-Leste e em São Tomé e Príncipe. Metodologicamente, esta investigação assume-se como qualitativa e quantitativa. Numa primeira fase, realizou-se a análise de conteúdo dos diferentes planos estratégicos das UPP; numa segunda, procedeu-se à análise da produção científica dessas universidades com análise dos respetivos repositórios institucionais. Recorreu-se a uma lista de palavras-chave: avaliação, cooperação, projetos de educação em ciência ou projetos de educação, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe, definida de forma estratégica para melhor se compreender qual(ais) o(s) eixo(s) teórico(s) que se apresenta(m), ou não, como área(s) de foco. Com isto, perceberam-se as fragilidades e os pontos fortes que servem de suporte para investigações e acordos de cooperação futuros. Conclui-se de um modo geral que as UPP têm contribuído pouco para o desenvolvimento de investigações na interseção dos eixos teóricos como a avaliação, a cooperação e os projetos de educação em ciência, ainda que a cooperação, no geral, apresenta-se mais expressiva no contexto santomense que no timorense.

Palavras-chave: Avaliação para a cooperação. Projetos de educação em ciência. Universidades públicas portuguesas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Helena Caçador, Universidade de Aveiro

Doutoranda em Educação no Departamento de Educação e Psicologia, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Universidade de Aveiro, Aveiro e Cartas com Ciência, com Bolsa de Doutoramento financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), I.P. no âmbito do CIDTFF, projeto UIDB/00194/2020, e da Bolsa de Investigação de Iniciação à Investigação com a referência 2022.09971.BDANA.

Betina Lopes, Universidade de Aveiro

Doutora e Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia, CIDTFF, Universidade de Aveiro.

Rafael Galupa, University of Toulouse

Doutor e investigador principal no Molecular, Cellular and Developmental Biology Unit, Centre de Biologie Intégrative, University of Toulouse, Centre national de la recherche scientifique (CNRS), University of Toulouse III – Paul Sabatier (UPS) e membro da direção da associação Cartas com Ciência.

Olga Santos, Politécnico Universitário de Leiria

Doutora e Professora Adjunto no Centro de Estudos de Educação e Inovação (CI&DEI), Politécnico Universitário de Leiria.

Downloads

Publicado

2024-08-07

Como Citar

CAÇADOR, H.; LOPES, B.; GALUPA, R.; SANTOS, O. Universidades públicas portuguesas enquanto atores de cooperação para o desenvolvimento: mapeamento da avaliação de projetos de Educação em Ciência com Timor-Leste e São Tomé e Príncipe. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22775.081. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22775. Acesso em: 21 dez. 2024.