Remição de pena pela leitura em ambiente extramuros: apontamentos e relato de experiência a partir do Projeto de Extensão Asas à Leitura
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22771.073Resumo
Neste artigo, analisa-se o instituto da remição de pena pela leitura, especialmente os potenciais da leitura praticada de forma crítica, dialógica, visando à autonomia e à liberdade por pessoas privadas de liberdade por monitoração eletrônica. Elaborado por meio de pesquisa bibliográfica e documental, e de relato de experiência sobre o Projeto de Extensão Asas à Leitura (realizado em Pelotas, Rio Grande do Sul), tenciona-se demonstrar que a leitura realizada por pessoas privadas de liberdade sob um prisma contestador, na perspectiva freireana, pode contribuir para o enfraquecimento da sujeição criminal e das subjetividades punitivas. Com isso, possibilita-se a libertação do círculo vicioso dos processos políticos, sociais e econômicos que engendram a criminalização e sustentam o fenômeno do encarceramento em massa.
Palavras-chave: Remição de pena pela leitura. Educação. Sistema prisional. Criminologia.
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