Formação docente na América Latina: um paralelo entre Brasil e Paraguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22765.056

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender a estrutura educacional do Brasil e do Paraguai, destacando a formação de professores que atuam em turmas de alfabetização. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo documental, na qual foram analisados documentos legais que estabelecem a organização dos sistemas educacionais brasileiro e paraguaio, bem como a formação de professores e sites que auxiliam na formação continuada de alfabetizadores em ambos os países. O aporte teórico que fundamentou esta pesquisa foi o dos Estudos Culturais. Ao concluir a investigação, compreendeu-se que os sistemas de ensino das nações referidas garantem o acesso à educação. Assim sendo, ambos exigem prioritariamente o grau superior para que o professor seja considerado apto para exercer suas funções e, no que diz respeito à formação continuada de alfabetizadores, ela vem ocorrendo via plataformas on-line em programas denominados Paraguay Aprende, em vigor, e Tempo de Aprender, encerrado em 2023.

Palavras-chave: Educação. Brasil e Paraguai. Formação docente.

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Biografia do Autor

Francisca da Silva Cruz, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMa) - campus Caxias. Mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). 

Liziana Arâmbula Teixeira, Universidade Federal da Grande Dourados

Assessora pedagógica da Rede Municipal de Amambai, Mato Grosso do Sul. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e doutoranda em Educação pela mesma instituição. Bolsista Capes.

Thaise da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma instituição.

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Publicado

2024-06-08

Como Citar

CRUZ, F. da S.; TEIXEIRA, L. A.; SILVA, T. da. Formação docente na América Latina: um paralelo entre Brasil e Paraguai. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22765.056. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22765. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: A Educação Básica na América Latina: política, gestão e formação de professores