Ainda disciplinas? Por quê? – Pensar essas questões com os cotidianos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23372.063

Resumo

Partindo da ideia de ensaio e das redes educativas estudadas, bem como dos movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos, buscamos, neste texto, indicar como o Grupo de Pesquisa Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons trabalha, em pesquisas que realiza, com a ideia de ‘cineconversas’. Nesse processo, reunimos as ações de ‘verouvirsentirpensar’ filmes e ‘lersentirpensar’ textos de interesse com grupos de docentes em serviço e em formação em Manaus, Amazonas; em Salvador, Bahia; em Vitória-Serra, Espírito Santo; e em Nova Friburgo-São Gonçalo-Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro. Trabalhando com questões sociais agudas que estão nos tantos ‘dentrofora’ das escolas, damos ‘espaçostempos’ a narrativas docentes, buscando conhecer possibilidades de ir além da estrutura em disciplinas dos currículos, proposta há mais de dois séculos.

Palavras-chave: Redes educativas. Cineconversas. Para além das disciplinas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nilda Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora emérita da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pesquisadora emérita pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), com exercício na Uerj, no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) – Faculdade de Educação (EDU)/Maracanã, e no Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP)/São Gonçalo (RJ). Pesquisadora Sênior/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa (GrPesq) Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons/Uerj-CNPq. Membra fundadora do Laboratório Educação, Imagens e Sons (LABEIS)/ProPEd/EDU/Uerj, em 2001, e do LABEIS/PPGEDU/FFP/Uerj, em 2022.

Downloads

Publicado

2024-06-25

Como Citar

ALVES, N. Ainda disciplinas? Por quê? – Pensar essas questões com os cotidianos. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–11, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.23372.063. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23372. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: As dimensões éticas, estéticas e políticas das pesquisas nos/dos/com os cotidianos: um viva à escola pública!