As concessões de empréstimos do BNDES para a educação pública
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22721.003Resumo
O escopo do presente trabalho é o de demonstrar que o investimento na área da Educação Pública, vindo do BNDES, permite que haja igualdade, em relação aos métodos e aprendizagem, dos alunos da Escola Particular com os da Estadual, no Ensino Médio, especialmente com o atual formato e com a oferta dos itinerários formativos. Tal ideal se justifica, uma vez que, o ingresso ao Ensino Superior é, a cada ano, preenchido por estudantes oriundos de escolas particulares, principalmente, as mais conceituadas universidades e, o Estado, não proporciona subsídios para que os demais candidatos tenham preparação anterior, ou seja, durante o Ensino Médio, fazendo com que a faculdade seja um caminho para poucos trilharem. Assim, a educação é vislumbrada como crucial, também, para o desenvolvimento social, pois permite com que, ao formar o cidadão, esse terá mais possibilidades de ascensão social e, com isso, reduziria a criminalidade, aumentaria a consciência política, melhorando a democracia, entre outras vantagens sociais. Assim, a atuação do BNDES, que na área educacional tem sido relativamente tímida, pode ser um viés que proporcionaria igualdade entre seus pares, garantindo que seja cumprido, também, os conceitos constitucionais de justiça e igualdade. Logo, será realizado uma revisão de literatura, com base no método dedutivo e no enfoque qualitativo.
Palavras-chave: BNDES. Ensino Médio. Itinerários Formativos.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.