Convergência de interesses na reforma educacional na América Latina e no Caribe: genealogia e atuação de uma rede de governança multinível
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22852.051Resumo
Neste artigo, visa-se compreender a emergência e a ação de uma rede de governança multinível na América Latina e no Caribe. Para tanto, analisa-se a Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação (Reduca), uma “rede de redes” que almeja fomentar uma agenda regional em conformidade com a reforma global da educação, sem negligenciar os interesses dos empresários organizados localmente. Utilizando-se dos referenciais teóricos de Rhodes (2007) e Jessop (1998) sobre a nova governança e empregando métodos como a análise de documentos, observação de eventos e realização de entrevistas, estabelece-se a conexão entre a origem da Reduca e o contexto, os atores e os objetivos das redes que a antecederam, sob uma perspectiva relacional. O estudo ressalta como a dinâmica entre o local, o regional e o global pode ser impactada pela convergência de interesses entre organizações multilaterais e redes empresariais e suscita questionamentos acerca da relação entre governança multinível e participação democrática.Palavras-chave: Reforma educativa. Governança multinível da educação. Redes de política. América Latina e Caribe. Reduca.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.