Convergência de interesses na reforma educacional na América Latina e no Caribe: genealogia e atuação de uma rede de governança multinível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22852.051

Resumo

Neste artigo, visa-se compreender a emergência e a ação de uma rede de governança multinível na América Latina e no Caribe. Para tanto, analisa-se a Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação (Reduca), uma “rede de redes” que almeja fomentar uma agenda regional em conformidade com a reforma global da educação, sem negligenciar os interesses dos empresários organizados localmente. Utilizando-se dos referenciais teóricos de Rhodes (2007) e Jessop (1998) sobre a nova governança e empregando métodos como a análise de documentos, observação de eventos e realização de entrevistas, estabelece-se a conexão entre a origem da Reduca e o contexto, os atores e os objetivos das redes que a antecederam, sob uma perspectiva relacional. O estudo ressalta como a dinâmica entre o local, o regional e o global pode ser impactada pela convergência de interesses entre organizações multilaterais e redes empresariais e suscita questionamentos acerca da relação entre governança multinível e participação democrática.

Palavras-chave: Reforma educativa. Governança multinível da educação. Redes de política. América Latina e Caribe. Reduca.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Erika Moreira Martins, Universidade de Lisboa

Pesquisadora no Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Downloads

Publicado

2024-05-26

Como Citar

MARTINS, E. M. Convergência de interesses na reforma educacional na América Latina e no Caribe: genealogia e atuação de uma rede de governança multinível. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22852.051. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22852. Acesso em: 19 nov. 2024.