Aprendizagens em educação nas pesquisas com escolas e docentes: o projeto “Criações curriculares ecológicas”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23731.098

Resumo

Este texto objetiva apresentar o Projeto de Apoio à Escola Pública, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), intitulado “Criações curriculares ecológicas: formação docente e discente em diálogo”, realizado em uma região de serra do estado do Rio de Janeiro, o qual aponta como múltiplos fazeressaberes circulam nas escolas públicas. Como metodologia, foram utilizadas as narrativas, entendendo-as como forma de conhecer e publicizar as criações curriculares dos praticantes da escola onde se dá o Projeto. O texto marca uma atitude ética, estética e política de compromisso com sujeitos e suas criações curriculares, suas possibilidades efetivas de ação, em busca da superação dessas representações demeritórias e desqualificações em geral das quais a escola pública é vítima. Para isso, traz-se tanto a dimensão teórico-metodológica do campo de estudos do cotidiano e da pesquisa narrativa, quanto a dimensão epistemológica do cotidiano em si.

Palavras-chave: Escola pública. Cotidianos. Narrativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Inês Barbosa de Oliveira, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estácio de Sá. Cientista do Nosso Estado.

Graça Regina Franco da Silva Reis, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Jovem Cientista do Nosso Estado.

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

OLIVEIRA, I. B. de; REIS, G. R. F. da S. Aprendizagens em educação nas pesquisas com escolas e docentes: o projeto “Criações curriculares ecológicas”. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.23731.098. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23731. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: As dimensões éticas, estéticas e políticas das pesquisas nos/dos/com os cotidianos: um viva à escola pública!