Aprendizagens em educação nas pesquisas com escolas e docentes: o projeto “Criações curriculares ecológicas”
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23731.098Resumo
Este texto objetiva apresentar o Projeto de Apoio à Escola Pública, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), intitulado “Criações curriculares ecológicas: formação docente e discente em diálogo”, realizado em uma região de serra do estado do Rio de Janeiro, o qual aponta como múltiplos fazeressaberes circulam nas escolas públicas. Como metodologia, foram utilizadas as narrativas, entendendo-as como forma de conhecer e publicizar as criações curriculares dos praticantes da escola onde se dá o Projeto. O texto marca uma atitude ética, estética e política de compromisso com sujeitos e suas criações curriculares, suas possibilidades efetivas de ação, em busca da superação dessas representações demeritórias e desqualificações em geral das quais a escola pública é vítima. Para isso, traz-se tanto a dimensão teórico-metodológica do campo de estudos do cotidiano e da pesquisa narrativa, quanto a dimensão epistemológica do cotidiano em si.
Palavras-chave: Escola pública. Cotidianos. Narrativa.
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