Aportes epistemetodológicos de Pierre Bourdieu para a pesquisa no campo da Política Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22842.057

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação cujo objetivo foi analisar as contribuições epistemetodológicas de Pierre Bourdieu para a pesquisa no campo da Política Educacional. O referencial teórico baseou-se nas ideias de Bourdieu e de seus comentadores. A pesquisa envolveu um estudo epistemológico de obras de Bourdieu que abordam mais especificamente questões epistemológicas e metodológicas, bem como de estudos que buscaram indicar as contribuições de Bourdieu para a pesquisa em Política Educacional, na literatura brasileira e estrangeira. Argumenta-se que Bourdieu desenvolveu uma ampla gama de recursos para a pesquisa científica, resultando em contribuições epistemetodológicas substanciais que podem ser estendidas aos debates teóricos e epistemológicos da pesquisa no campo da Política Educacional. Os resultados demonstram que: a) dentre as contribuições epistemetodológicas primordiais aos debates teóricos e epistemológicos da pesquisa no campo da Política Educacional, destacam-se: o pensamento relacional e a reflexividade epistêmica; b) os conceitos mais expressivamente observados como contributo para a investigação em Política Educacional são as ferramentas de pensamento: campo, habitus, capital e prática; c) a aplicação dos contributos bourdieusianos tem possibilitado desenvolvimentos teóricos no campo da Política Educacional em pelo menos duas dimensões: para aprimorar os processos que envolvem a condução da investigação no campo da Política Educacional; e para ampliar a compreensão referente ao ciclo de políticas educacionais, que diz respeito aos processos de formulação e implementação das políticas.

Palavras-chave: Pierre Bourdieu. Epistemologia. Política Educacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvana Stremel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2024-06-08

Como Citar

STREMEL, S. Aportes epistemetodológicos de Pierre Bourdieu para a pesquisa no campo da Política Educacional. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–26, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22842.057. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22842. Acesso em: 22 nov. 2024.