Os saberes necessários aos orientadores na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação: um estudo de revisão

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22657.031

Resumo

A Pós-Graduação Stricto Sensu (PGSS) reúne os mais altos graus da formação acadêmica no Brasil. No centro do processo, estão os orientandos e os orientadores. A relação entre esses dois agentes é semelhante à do mestre e seu discípulo, na qual o mestre ensina ao discípulo aquilo que conhece. Este artigo de revisão tem o objetivo de investigar os saberes necessários aos orientadores na PGSS em Educação, no século XXI, a partir de artigos publicados entre os anos 2000 e 2022, na plataforma Education Resources Information Center (ERIC). Os resultados apontam para a necessidade de mais investigações sobre a orientação, sobretudo na visão dos orientadores. Dentre os saberes necessários a estes, assinalam-se os relacionados aos métodos de pesquisa e publicação, à elaboração de um cronograma para auxiliar na condução da pesquisa, à aquisição e gestão de recursos e à formação profissional dos orientandos. Destaca-se que as relações entre esses agentes estão ligadas ao êxito na conclusão do processo pelo discente.

Palavras-chave: Pós-Graduação Stricto Sensu. Orientadores. Saberes.

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Biografia do Autor

Diego Andrade de Jesus Lelis, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da PUCPR.

Dilmeire Sant'Anna Ramos Vosgerau, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

PhD em Ciências da Educação pela Universidade de Montreal, Canadá. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado e Doutorado – da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Beatriz Maria Zoppo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Docente no curso de Pedagogia na Faculdade Fidelis.

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Publicado

2024-05-06

Como Citar

LELIS, D. A. de J.; VOSGERAU, D. S. R.; ZOPPO, B. M. Os saberes necessários aos orientadores na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação: um estudo de revisão . Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22657.031. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22657. Acesso em: 19 maio. 2024.