Ética nas pesquisas acadêmicas: refletindo com mestrandos e doutorandos sobre posicionamentos ativistas necessários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23585.102

Resumo

Este trabalho surgiu no bojo das reflexões construídas com mestrandos e doutorandos participantes da disciplina “Ética na pesquisa: desafios e dilemas nas Ciências Humanas e na Educação”, ofertada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O texto decorre da necessidade de agir-se na realidade da pesquisa e da percepção de que a escrita acadêmica, seguida da publicação de resultados das investigações, é uma importante maneira de assumir um posicionamento ativista, conforme defendido por Stetsenko (2021). Após sustentar a necessidade de uma postura de compromisso ético adequado com os processos de pesquisa, apresentam-se reflexões necessárias ao combate a todas as formas de fraude, tais como plágios e autoplágios. Finalmente, argumenta-se que uma epistemologia da destinação deve orientar um posicionamento ético ativista e transformador nas Ciências Humanas e nas pesquisas em Educação.

Palavras-chave: Ética na pesquisa. Epistemologia. Pesquisas acadêmicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ademilson de Sousa Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Débora Suzane Gomes Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda na Faculdade de Educação da UFMG.

Giovanna Vargas Consoli Rennó, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.

Guilherme Henrique Calais Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando na Faculdade de Educação da UFMG.

Juliana Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da Escola de Belas Artes da UFMG.

Paula Mendes Costa Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda na Faculdade de Educação da UFMG.

Downloads

Publicado

2024-10-21

Como Citar

SOARES, A. de S.; MENDES, D. S. G.; RENNÓ, G. V. C.; SILVA, G. H. C.; BARBOSA, J.; AMARAL, P. M. C. Ética nas pesquisas acadêmicas: refletindo com mestrandos e doutorandos sobre posicionamentos ativistas necessários. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.23585.102. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23585. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética e integridade acadêmica e científica