Escola pública: espaçotempo de tecelagem de conhecimentos em diálogo com crianças das classes populares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23597.100

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre o lugar das crianças das classes populares e de suas infâncias nos processos pedagógicos realizados na Educação Básica, em instituições públicas. Fundamenta-se em pesquisas de natureza qualitativa, desenvolvidas por professoras em seus contextos de atuação, utilizando a pesquisa com o cotidiano como método, se valendo de registros de experiências escolares e de produções docentes e discentes, usando diversas linguagens. Os trabalhos das professoras pesquisadoras se articulam no curso de Doutorado, referenciados na educação libertadora, na acepção freireana, nos estudos decoloniais e nos antirracistas. Com as crianças, assumidas como sujeitos sociais e políticos, a docência encontra a potência do diálogo, marca da educação popular, mobilizando experiências da educação pública como espaçotempo propício à tecelagem de conhecimentos criativos e transformadores.

Palavras-chave: Infâncias. Diálogo. Classes populares.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Teresa Esteban, Universidade Federal Fluminense

Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Filosofia e Ciências da Educação.

Joana Paula dos Santos Gomes de Oliveira, Fundação Municipal de Educação de Niterói

Professora da Fundação Municipal de Educação de Niterói. Mestre em Educação. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Luana Armaroli, Colégio Pedro II

Professora do Colégio Pedro II. Mestre em Educação. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2024-10-14

Como Citar

ESTEBAN, M. T.; OLIVEIRA, J. P. dos S. G. de; ARMAROLI, L. Escola pública: espaçotempo de tecelagem de conhecimentos em diálogo com crianças das classes populares. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.23597.100. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23597. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: As dimensões éticas, estéticas e políticas das pesquisas nos/dos/com os cotidianos: um viva à escola pública!