Escola pública: espaçotempo de tecelagem de conhecimentos em diálogo com crianças das classes populares
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23597.100Resumo
O artigo propõe uma reflexão sobre o lugar das crianças das classes populares e de suas infâncias nos processos pedagógicos realizados na Educação Básica, em instituições públicas. Fundamenta-se em pesquisas de natureza qualitativa, desenvolvidas por professoras em seus contextos de atuação, utilizando a pesquisa com o cotidiano como método, se valendo de registros de experiências escolares e de produções docentes e discentes, usando diversas linguagens. Os trabalhos das professoras pesquisadoras se articulam no curso de Doutorado, referenciados na educação libertadora, na acepção freireana, nos estudos decoloniais e nos antirracistas. Com as crianças, assumidas como sujeitos sociais e políticos, a docência encontra a potência do diálogo, marca da educação popular, mobilizando experiências da educação pública como espaçotempo propício à tecelagem de conhecimentos criativos e transformadores.
Palavras-chave: Infâncias. Diálogo. Classes populares.
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