Uma proposta de política pública para evasão nos cursos de Licenciatura de Ciência da Natureza e Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22737.053

Resumo

A evasão no Ensino Superior é um fenômeno preocupante. Os cursos de Licenciatura de Ciências da Natureza e Matemática apresentam indicadores alarmantes. Assim sendo, neste trabalho, teve-se como objetivo apresentar uma proposta de política pública que contribui para a diminuição da evasão nos referidos cursos. A fundamentação teórica está baseada em três eixos estruturantes: literatura sobre evasão, Teoria da Mudança (TDM) e Diagrama de Ishikawa. Em termos metodológicos, parte-se do Design Science Research (DSR), e o artefato final é um diagrama estruturado e flexível para subsidiar a gestão pública. Foram utilizadas ferramentas para a delineação do problema e para a estruturação da proposta. A partir das ferramentas metodológicas, elaborou-se um desenho para a redução da evasão no Ensino Superior. O artefato foi criado e pensado para ser empregado por gestores que possam utilizá-lo como modelo de ideia para a sua aplicação, conforme sua realidade local.

Palavras-chave: Evasão. Teoria da Mudança. Política pública.

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Biografia do Autor

Nelson da Silva Nunes, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Rede Estadual de Alagoas (Seduc-AL). Bolsista de Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Mayra Antonelli-Ponti, Centro Universitário Barão de Mauá

Professora do Centro Universitário Barão de Mauá (CBM).  Doutora em Ciências na área de Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Doutor em Educação pela Ufal.

Alan Pedro da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Doutor em Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

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Publicado

2024-05-30

Como Citar

NUNES, N. da S.; ANTONELLI-PONTI, M.; PIMENTEL, F. S. C.; SILVA, A. P. da. Uma proposta de política pública para evasão nos cursos de Licenciatura de Ciência da Natureza e Matemática. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22737.053. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22737. Acesso em: 21 dez. 2024.