Uma análise sobre como se configuram rigor metodológico e confiabilidade na pesquisa qualitativa em teses e dissertações em áreas biomédicas e não-biomédicas no período 2008-2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22593.014

Resumo

Este estudo investigou como a preocupação com o rigor científico vem se configurando na pesquisa qualitativa no contexto da pós-graduação brasileira em uma amostra de dissertações e teses. Foi obtido um corpus inicial de 425 teses e dissertações para o período 2008-2018, no diretório da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Uma amostra de 244 documentos desse corpus foi validada a partir de duas análises independentes, com foco nas seções “Resumo”, “Metodologia”, “Considerações finais e/ou Conclusões” e “Limitações do estudo” (quando havia). Os resultados indicam que no relato da pesquisa em 41% (n=99) dos documentos há uma apresentação de preocupações e/ou critérios sobre rigor, embora nem sempre detalhados. Entretanto, discussões de vieses ou de estratégias objetivando a confiabilidade e/ou validade dos resultados não foram identificadas como características predominantes nesses documentos.

Palavras-chave: Pesquisa qualitativa. Metodologia de pesquisa. Rigor.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valquiria S. Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Humanidades [Humanidades, Culturas e Artes] pela Universidade Unigranrio. Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Programa de Mestrado Profissional do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Colaboradora do Laboratório de Ética em Pesquisa, Comunicação Científica e Sociedade (LECCS) do IBqM/UFRJ.

Sonia Maria Ramos Vasconcelos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências [Educação, Gestão e Difusão  em Biociências]. Professora Associada na área de Educação, Gestão e Difusão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Laboratório de Ética em Pesquisa, Comunicação Científica e Sociedade (LECCS) do IBqM/UFRJ.

Downloads

Publicado

2024-03-28

Como Citar

BARROS, V. S.; VASCONCELOS, S. M. R. Uma análise sobre como se configuram rigor metodológico e confiabilidade na pesquisa qualitativa em teses e dissertações em áreas biomédicas e não-biomédicas no período 2008-2018. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22593.014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22593. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)