Formação inicial de professores no Brasil e Portugal: uma investigação qualitativa em tempos de pandemia

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22855.096

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar resultados obtidos no estudo sobre as políticas de formação de professores e os desafios e aprendizados que impactaram os percursos de formação inicial dos futuros professores durante a pandemia causada pela covid-19 e os caminhos metodológicos que responderam às expectativas formativas desse período. O contexto da pesquisa deu-se em cursos de formação inicial de professores do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Brasil, e do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, tipo estudo de múltiplos casos. O corpus da pesquisa foi constituído por fontes documentais de ambos os países e entrevistas sob a análise de conteúdo. Utilizou-se o software webQDA para o tratamento e análise dos dados, com múltiplas variáveis de classificação, articulação e triangulação com as diferentes fontes de dados. O estudo mostrou que esse período, além de desafiador para a formação de professores, trouxe novas práticas e aprendizagens em relação ao contexto do estágio curricular supervisionado, pois o “novo normal” ainda é um caminho em construção, mas que pode ser o ponto de partida para novas investigações e inquirições à medida que os ajustes provocados pela pandemia se consolidam.

Palavras-chave: Formação inicial de professores. Pandemia da covid-19. Estágio curricular supervisionado.

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Biografia do Autor

Tânia Regina da Rocha Unglaub, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Associada do Departamento de Pedagogia do Centro de Educação a Distância, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Cléia Demétrio Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Associada do Departamento de Pedagogia do Centro de Educação a Distância, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (UMINHO), Portugal.

Betina da Silva Lopes, Universidade de Aveiro

Professora Titular do Departamento de Educação e Psicologia, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Universidade de Aveiro. Doutora em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal.

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

UNGLAUB, T. R. da R.; PEREIRA, C. D.; LOPES, B. da S. Formação inicial de professores no Brasil e Portugal: uma investigação qualitativa em tempos de pandemia. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22855.096. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22855. Acesso em: 21 dez. 2024.