Formação inicial de professores no Brasil e Portugal: uma investigação qualitativa em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22855.096Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar resultados obtidos no estudo sobre as políticas de formação de professores e os desafios e aprendizados que impactaram os percursos de formação inicial dos futuros professores durante a pandemia causada pela covid-19 e os caminhos metodológicos que responderam às expectativas formativas desse período. O contexto da pesquisa deu-se em cursos de formação inicial de professores do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Brasil, e do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, tipo estudo de múltiplos casos. O corpus da pesquisa foi constituído por fontes documentais de ambos os países e entrevistas sob a análise de conteúdo. Utilizou-se o software webQDA para o tratamento e análise dos dados, com múltiplas variáveis de classificação, articulação e triangulação com as diferentes fontes de dados. O estudo mostrou que esse período, além de desafiador para a formação de professores, trouxe novas práticas e aprendizagens em relação ao contexto do estágio curricular supervisionado, pois o “novo normal” ainda é um caminho em construção, mas que pode ser o ponto de partida para novas investigações e inquirições à medida que os ajustes provocados pela pandemia se consolidam.
Palavras-chave: Formação inicial de professores. Pandemia da covid-19. Estágio curricular supervisionado.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.