Pensar a escola como a prática de partilha do comum: inventar a pesquisa em educação
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22393.070Resumo
Narramos, neste texto, uma pesquisa que experimenta sentidos para as palavras “infância”, “escrita” e “escola”. A investigação com os cotidianos aconteceu na Escola Municipal Waldemar de Freitas Reis, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, em três grupos de crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Três ideias que se articulam: infância, escrita e escola. São conceitos em relação que desenham um traçado metodológico e permitem nos debruçarmos sobre as particularidades das pesquisas com os cotidianos e em narrativas para explicitar os modos de fazer de uma pesquisa que foi se fazendo a partir de seu próprio fazer. A pesquisacom e a pesquisa em narrativa são os eixos teórico-metodológicos que embasam nossas investigações. Tomamos a centralidade da experiência no fazer e elegemos ou inventamos circunstâncias de pesquisa a partir dos desafios que o cotidiano nos lança, capturando ativamente os movimentos do que uma metodologia baseada na multiplicidade de procedimentos nos traz.
Palavras-chave: Pesquisacom. Pesquisa em narrativa. Narrativa de circunstância.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.