Itens objetivos do componente específico do Enade 2021 (Bacharelado em Geografia): análise de distratores-atratores
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22576.066Resumo
Propõe-se, neste artigo, explorar a perspectiva formativa do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ultrapassando sua concepção somativa. Identificaram-se fragilidades e dificuldades enfrentadas, no Enade 2021, por formandos em Geografia (Bacharelado), de uma Unidade de Observaçãoao optarem por alternativas equivocadas (distratores-atratores) em itens objetivos do Componente Específico. Trata-se de estudo exploratório de natureza mista, consubstanciado nos seguintes documentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): Relatório Síntese da Área, Relatório do Curso e o Enade 2021. Foram observados 22 distratores-atratores em 16 itens, exemplificados em três itens, em que se observam fragilidades concernentes ao uso do sensoriamento remoto, a categoria lugar e aos tipos de regionalização. Entende-se que a ampliação desse estudo, sobretudo incorporando outras edições do Exame, poderá subsidiar a gestão dos projetos pedagógicos de cursos, de modo geral, e a cada docente, em particular, no (re)planejamento de componentes curriculares da formação específica do bacharel em Geografia.
Palavras-chave: Enade. Geografia. Distratores.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.