O direito à educação no Mercosul: ações de acolhimento de imigrantes em Dourados-MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23012.032

Resumo

O fluxo migratório dentro do Mercado Comum do Sul (Mercosul) é uma questão significativa, e a livre circulação de pessoas é um dos princípios fundamentais estabelecidos. Mesmo que direitos humanos seja um tema presente nas pesquisas recentes sobre fenômenos migratórios, ainda são escassos os estudos que relacionam o direito à educação e os novos contornos das migrações contemporâneas. Assim, o objetivo deste estudo é evidenciar as ações adotadas pelo município de Dourados, no Mato Grosso do Sul (MS), no que se refere à garantia do direito à educação aos imigrantes oriundos da região do Mercosul. A opção metodológica é de natureza teórico-documental, de abordagem qualitativa. As análises indicam que a efetivação do direito à educação para imigrantes requer uma conduta abrangente que considere diversas dimensões do fenômeno, como: orientações, fluxos e protocolos, mapeamento e identificação, acolhimento, tradução e interpretação, flexibilidade, projetos de integração cultural, formação continuada, monitoramento e avaliação contínua, rede de apoio e acesso a recursos sociais.

Palavras-chave: Fluxo migratório. Direito à educação. Mercosul.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elis Regina dos Santos Viegas, Rede Municipal de Ensino, Dourados-MS

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Professora da Rede Municipal de Ensino (REME), Dourados, Mato Grosso do Sul (MS).

Alex Torres Domingues, Rede Municipal de Ensino, Dourados-MS

Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professor da Rede Municipal de Ensino (REME), Dourados-MS. Colaborador no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ProfGeo) da UFGD.

Downloads

Publicado

2024-05-08

Como Citar

VIEGAS, E. R. dos S.; DOMINGUES, A. T. O direito à educação no Mercosul: ações de acolhimento de imigrantes em Dourados-MS. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.23012.032. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23012. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: A Educação Básica na América Latina: política, gestão e formação de professores