Desigualdade social na educação pública no período da pandemia da covid-19: análise de produções da área da Educação

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22762.105

Resumo

Este texto, a partir do referencial teórico-metodológico materialista histórico-dialético, tem por objetivo explicitar dados de análise sobre como produções acadêmicas da área da Educação abordaram a desigualdade social e seus impactos na educação pública brasileira no período da pandemia da covid-19. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, orientada pelo estado do conhecimento. O levantamento e a seleção de material foram realizados nas bases de dados do Portal de Periódicos e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), contemplando o período de 2020 ao início de 2022. A pesquisa analisou, no total, 34 artigos e dez dissertações de Mestrado. Para tratar da desigualdade social no Brasil, além de bibliografia que discute a temática, utilizaram-se documentos, entre eles, o relatório da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua (2021).  Os resultados indicam que as produções, ao discutirem a educação na pandemia, apontam reflexos da desigualdade social sobre ela, ainda que, no geral, não avancem na discussão sobre a relação entre os elementos que compõem essa desigualdade.

Palavras-chave: Desigualdade social. Educação. Pandemia da covid-19. Pesquisas em Educação.

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Biografia do Autor

Camila de Souza Ribeiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora da Educação Infantil do município de Castro, Paraná.

Carina Alves da Silva Darcoleto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Araraquara. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado

2024-11-04

Como Citar

RIBEIRO, C. de S.; DARCOLETO, C. A. da S. Desigualdade social na educação pública no período da pandemia da covid-19: análise de produções da área da Educação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–24, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22762.105. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22762. Acesso em: 5 nov. 2024.