A proposta do “ICMS Educação” como política de indução de melhoria da qualidade da educação pública: riscos e desafios à inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22843.075

Resumo

Este trabalho apresenta algumas considerações sobre potenciais riscos e desafios relacionados à inclusão escolar de alunos público-alvo da Educação Especial, a partir da análise da legislação decorrente da política do “ICMS Educação” (Emenda Constitucional nº 108/2020) nos três estados da região Sul do Brasil. Utilizando-se a Teoria da Atuação Política, proposta por Stephen J. Ball e colaboradores, como subsídio teórico metodológico para análise de políticas, verificou-se que, apesar da utilização das avaliações em larga escala nos três estados observados, a tradução da política possui desdobramentos legislativos diferentes nas unidades federativas em estudo. No entanto, não ficou evidente nas traduções locais a atenção específica ao público-alvo da Educação Especial, fato que pode resultar na invisibilidade desse alunado quando da coexistência, em um mesmo espaço escolar, de políticas educacionais voltadas à inclusão e políticas educacionais de avaliação em larga escala.

Palavras-chave: Educação Especial. ICMS educacional. Políticas de avaliação da educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marília Segabinazzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Juliane Gonçalves Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

SEGABINAZZI, M.; ROCHA, J. G. A proposta do “ICMS Educação” como política de indução de melhoria da qualidade da educação pública: riscos e desafios à inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22843.075. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22843. Acesso em: 2 jan. 2025.