Trajetória acadêmica e de carreira de universitárias grávidas ou com filhos(as)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22624.013

Resumo

Neste artigo, objetivou-se analisar como se dão a permanência e o progresso de universitárias grávidas ou com filhos(as) menores de idade na Graduação. Participaram desta pesquisa, 131 mulheres, das quais 90,1% já possuíam filhos(as), 50,4% não precisaram interromper a Graduação devido à gravidez, e 45% se autodeclararam pardas. As participantes responderam de forma online à Escala de Apoio Social, à Escala de Motivação Acadêmica, à Escala de Identidade Profissional de Macleod Clark e a um questionário demográfico. Os resultados foram analisados no software SPSS (versão 21) e indicaram correlações entre a motivação acadêmica, a identidade profissional e o apoio social. A desmotivação se correlacionou negativamente com a identidade profissional e o apoio social. Foram encontradas diferenças de média para o apoio social e fatores da motivação em função do suporte familiar e paterno e de responsabilidade doméstica. Concluiu-se que esses construtos são importantes na construção de uma carreira satisfatória para essas estudantes.

Palavras-chave: Maternidade. Orientação profissional. Estudante universitária.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo de Oliveira Barros, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Psicologia. Professor do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.

Andreza Nathielly Batista Reis, Universidade Federal da Bahia

Bacharela Interdisciplinar em Humanidades. Mestranda e Graduanda em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-27

Como Citar

BARROS, L. de O.; REIS, A. N. B. Trajetória acadêmica e de carreira de universitárias grávidas ou com filhos(as). Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22624.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22624. Acesso em: 27 abr. 2024.