Cesar Prieto Martinez e as Exposições Escolares no Centenário da Independência – 1922
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23463.110Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar a participação de Cesar Prieto Martinez, que ocupou o cargo de Inspetor Geral do Ensino no estado do Paraná de 1920 a 1924, na organização das exposições das escolas primárias de Curitiba, por ocasião dos festejos do Centenário da Independência no ano de 1922. O texto está organizado em duas partes. A primeira procura contextualizar aspectos políticos de sua contratação para exercer o cargo no Paraná, bem como uma breve biografia de Cesar Prieto Martinez, caracterizando suas credenciais para ocupar a função de inspetor. A segunda parte e principal temática deste artigo é a discussão da atuação de Martinez na organização das Exposições Escolares alusivas ao Centenário da Independência em 1922. Os seguintes referenciais teóricos para análise foram utilizados: Chamon (2002), Moreno (2003), Rivière (1989) e Souza (2004). Além dos conceitos da história cultural, recorreu-se ao conceito de rito enfatizado por Rivière (1989, 1997). Foram consultados a produção historiográfica da educação referente ao período histórico compreendido como a Primeira República e os documentos divulgados pelo inspetor de ensino, que se encontram disponíveis no acervo histórico do Arquivo Público do estado do Paraná, bem como os jornais da época consultados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. A pesquisa demonstra a atuação de Martinez frente a Inspetoria Geral de Ensino.
Palavras-chave: Cesar Prieto Martinez. Exposições Escolares. Centenário da Independência.
Downloads
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.