Políticas de formação de professoras e professores na Amazônia paraense: limites, contradições e possibilidades nos programas de Residência Pedagógica e Pibid

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22912.080

Resumo

Este artigo trata das políticas de formação de professoras e professores na Amazônia paraense, a partir dos estudos que se desenvolveram sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP) e do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (Pibid) e suas contribuições na formação inicial de professoras e professores jovens nas Redes Básicas de Ensino. Os procedimentos metodológicos ancoraram-se em estudos bibliográficos, documentais e pesquisa de campo, com acompanhamento dos/as estudantes às escolas, observação e depoimentos que foram sistematizados e apresentados para referenciar a discussão. Os resultados evidenciaram, na execução das experiências limites, contradições e possibilidades contra-hegemônicas inter-relacionadas ao processo de regulação imposto pela lógica dos programas, condições precarizadas do trabalho docente, diferenciações dos tempos e espaços formativos entre a Universidade e a Educação Básica, assim como afirmação de processos formativos de resistências via formação em Alternância, Cultura Corporal, interdisciplinaridade e práxis.

Palavras-chave: Formação inicial de professoras e professores. Políticas educacionais. Educação Básica.

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Biografia do Autor

Hellen do Socorro de Araújo Silva, Universidade Federal do Pará

Docente do Instituto de Ciências da Educação, da Faculdade de Educação. Integra o quadro de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, do campus de Cametá da Universidade Federal do Pará (UFPA). Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo, Agroecologia e Economia Sólida (GESOL) e Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ).

Maria da Conceição dos Santos Costa, Universidade Federal do Pará

Docente do Instituto de Ciências da Educação, da Faculdade de Educação de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física, Esporte e Lazer (GEPEF), pesquisadora do GEPERUAZ e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente (GESTRADO) na UFPA.

Salomão Antônio Mufarrej Hage, Universidade Federal do Pará

Doutorado Sanduíche pela Universidade de Wisconsin-Madison e Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Linguagens e Saberes da Amazônia.  Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ).

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Publicado

2024-08-07

Como Citar

SILVA, H. do S. de A.; COSTA, M. da C. dos S.; HAGE, S. A. M. Políticas de formação de professoras e professores na Amazônia paraense: limites, contradições e possibilidades nos programas de Residência Pedagógica e Pibid. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22912.080. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22912. Acesso em: 22 dez. 2024.