Quem são os professores de adultos nas prisões portuguesas e como eles constroem o seu saber?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23385.086

Resumo

A educação de adultos ocorre em diversos contextos. Os estabelecimentos prisionais são um deles. Assim sendo, neste artigo, pretende-se, essencialmente, traçar o perfil dos professores que desenvolvem as suas funções nas prisões de Portugal e, simultaneamente, procurar perceber como constroem e desenvolvem os saberes que lhes permitem desempenhar as suas funções num local com características tão particulares. Para tal, realizámos um levantamento a nível nacional sobre os professores que trabalham na educação nas prisões do continente e ilhas, a quem foi enviado um inquérito por questionário. Os resultados mostram, entre outros aspetos, que são sobretudo mulheres, que têm, na sua maior parte, mais de 40 anos, que predomina o grau académico de licenciado, que não têm qualquer formação específica para lecionar a adultos em contexto prisional e que o contexto de trabalho e a prática nele realizada assume relevo na construção dos saberes que lhes permitem atuar em tal contexto.

Palavras-chave: Educação nas prisões. Professores. Saberes.

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Biografia do Autor

Armando Paulo Ferreira Loureiro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Professor Associado do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal. Investigador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto/Portugal. Doutor em Ciências Humanas e Sociais – Educação.

Nuno Manuel Oliveira Ribeiro, Agrupamento de Escolas Latino Coelho

Professor do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego/Portugal. Doutor em Ciências da Educação.

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Publicado

2024-08-18

Como Citar

LOUREIRO, A. P. F.; RIBEIRO, N. M. O. Quem são os professores de adultos nas prisões portuguesas e como eles constroem o seu saber?. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.23385.086. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23385. Acesso em: 21 dez. 2024.