A relação teoria e prática: pressupostos da práxis para a formação continuada de professores da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23791.103

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir alguns pressupostos teóricos que possam embasar a formação continuada de professores da Educação Infantil na perspectiva da práxis. Parte-se da retomada de conceituações referentes à relação teoria e prática no sentido de justificar a compreensão da práxis como um fundamento importante nos processos de formação de docentes. Tem-se como base o estudo bibliográfico, orientado a partir dos estudos de Borges e Richter (2021), Freire (1988), Gatti (2020), Martins (2006, 2009), Vázquez (2007), entre outros. O estudo aponta que os processos de formação continuada de professores da Educação Infantil requerem uma concepção teórico-prática que possibilite aos docentes uma atuação crítica e coletiva, capaz de promover a reflexão e a transformação das ações educativas. Indica, ainda, que as especificidades da primeira etapa da Educação Básica exigem uma formação que ocorra em contexto e que reconheça os educadores em todo o seu potencial criativo, reflexivo e crítico de sua ação educativa.

Palavras-chave:  Teoria e prática. Formação de professores. Educação Infantil. Práxis.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marilúcia Antônia de Resende Peroza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2024-10-21

Como Citar

PEROZA, M. A. de R. A relação teoria e prática: pressupostos da práxis para a formação continuada de professores da Educação Infantil. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.23791.103. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23791. Acesso em: 19 nov. 2024.