Infância, educação e dignidade humana: considerações sobre os processos educativos da criança

Autores

  • Marilúcia Antônia de Resende Peroza Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0003

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a premência de se constituir processos educativos que respeitem a criança em seu desenvolvimento e em sua dignidade humana. As análises, fundamentadas em um estudo bibliográfico, tomam como referências Rousseau, Pestalozzi e Korczak, cujos estudos contribuíram para uma compreensão sobre as especificidades da criança bem como o necessário respeito à sua condição humana. A criança é considerada enquanto sujeito concreto, situado historicamente. Em seus modos de viver a infância produz cultura e é nela produzida, desenvolvendo-se a partir das interações que estabelece com o ambiente e com aqueles com os quais convive. O estudo destaca como elementos fundamentais que precisam ser considerados nos processos educativos desenvolvidos com a criança: a liberdade, o desenvolvimento da autonomia, a valorização da criança pelo que ela é no presente e a proposição de espaços de participação.

 

Palavras-chave: Criança e infância. Dignidade humana. Educação.

Downloads

Métricas

PDF views
706
Oct 19 '17Oct 22 '17Oct 25 '17Oct 28 '17Oct 31 '17Nov 01 '17Nov 04 '17Nov 07 '17Nov 10 '17Nov 13 '17Nov 16 '173.0
| |
Other format views
237
Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202620
|
  • Citations
  • Scopus - Citation Indexes: 1
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 2
  • Mendeley - Readers: 1

Downloads

Publicado

2017-10-18

Como Citar

PEROZA, M. A. de R. Infância, educação e dignidade humana: considerações sobre os processos educativos da criança. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 48–66, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i1.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10552. Acesso em: 13 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos