Infância, educação e dignidade humana: considerações sobre os processos educativos da criança

Autores

  • Marilúcia Antônia de Resende Peroza Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0003

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a premência de se constituir processos educativos que respeitem a criança em seu desenvolvimento e em sua dignidade humana. As análises, fundamentadas em um estudo bibliográfico, tomam como referências Rousseau, Pestalozzi e Korczak, cujos estudos contribuíram para uma compreensão sobre as especificidades da criança bem como o necessário respeito à sua condição humana. A criança é considerada enquanto sujeito concreto, situado historicamente. Em seus modos de viver a infância produz cultura e é nela produzida, desenvolvendo-se a partir das interações que estabelece com o ambiente e com aqueles com os quais convive. O estudo destaca como elementos fundamentais que precisam ser considerados nos processos educativos desenvolvidos com a criança: a liberdade, o desenvolvimento da autonomia, a valorização da criança pelo que ela é no presente e a proposição de espaços de participação.

 

Palavras-chave: Criança e infância. Dignidade humana. Educação.

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Publicado

2017-10-18

Como Citar

PEROZA, M. A. de R. Infância, educação e dignidade humana: considerações sobre os processos educativos da criança. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 48–66, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i1.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10552. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos