As práticas avaliativas no contexto do Saeb e suas implicações na constituição da subjetividade e do trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22580.034

Resumo

Este texto trata de uma pesquisa bibliográfica que entrelaça políticas educacionais, currículo escolar e avaliação educacional no contexto do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O objetivo geral foi compreender as implicações da avaliação externa do Saeb produzidas na prática pedagógica de professores(as) do 5º ano do Ensino Fundamental, em experiências que antecedem a aplicação da prova e que vêm repercutindo intensamente no seu ritmo de trabalho, nos sentimentos de afetação, influenciando, sobremaneira, na constituição da subjetividade docente. Os resultados elucidam que a narração de experiências cotidianas docente representa uma potente via de tessituras curriculares possíveis, que privilegiam a construção de saberes e conhecimentos pautados por uma racionalidade instituinte de formação, para além das lógicas hegemônicas dos sistemas de avaliação que acontecem nas escolas públicas da Educação Básica.

Palavras-chave: Avaliações externas. Currículo. Formação de professores(as).

 

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Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Codó.

Francisca Eudeilane da Silva Pereira, Secretaria Estadual de Educação do Piauí

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Professora da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC/PI).

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Publicado

2024-05-13

Como Citar

MORAIS, J. de S.; PEREIRA, F. E. da S. As práticas avaliativas no contexto do Saeb e suas implicações na constituição da subjetividade e do trabalho docente. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22580.034. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22580. Acesso em: 3 jul. 2024.