O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio como política de formação continuada de professores

Autores

  • Lisete Funari Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maira Ferreira Universidade Federal de Pelotas
  • Claudete da Silva Lima Martins Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0010

Resumo

Este artigo refere-se a uma pesquisa sobre o programa Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), realizado por uma instituição de Ensino Superior do sul do Brasil. O texto visa analisar a formação em documentos oficiais e como o PNEM é reconhecido pelos participantes. A pesquisa, de cunho qualitativo, investiga documentos oficiais e analisa relatos dos participantes publicados em livros sobre ações realizadas, assim como os relatos registrados durante um curso de extensão organizado pela instituição em 2015. Os resultados mostram o PNEM, nos documentos, como política de valorização dos professores. Para os professores, as temáticas discutidas no curso são necessárias para ampliar suas competências, mas não representa valorização da profissão.

 

Palavras-chave: Política pública em Educação. Valorização docente. Profissionalização docente.

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Biografia do Autor

Lisete Funari Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Educação Superior da Universidade Federal do Pampa, área de Ensino de Física, doutoranda em Educação em Ciências pela UFRGS

Maira Ferreira, Universidade Federal de Pelotas

Professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Pelotas, atuando no ensino de Química; Doutora em Educação pela UFRGS

Claudete da Silva Lima Martins, Universidade Federal do Pampa

Professora do Magistério Superior e Pedagoga na Universidade Federal do Pampa; Doutora em Educação

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Publicado

2018-08-01

Como Citar

DIAS, L. F.; FERREIRA, M.; MARTINS, C. da S. L. O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio como política de formação continuada de professores. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 805–820, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12207. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos