Intelecto, educação e formação docente na Suma Teológica de Tomás de Aquino

Autores

  • Rafael Henrique Santin Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas
  • Terezinha Oliveira UEM

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n2.003

Resumo

Este artigo trata da relação entre intelecto e educação na Suma Teológica de Tomás de Aquino. O objetivo principal é investigar de que modo o teólogo dominicano vincula a discussão acerca do intelecto e a formação de educadores, no contexto da Cristandade ocidental do século XIII. A fonte escolhida para análise é a Questão 79 da Primeira Parte da Suma Teológica, obra escrita entre as décadas de 1260 e 1274, época em que os intelectuais discutiam o problema do intelecto, particularmente os mestres averroístas e mendicante no contexto universitário. Verificou-se que esse debate estava ligado aos diferentes projetos de civilização que circulavam no mundo ocidental na segunda metade do século XIII. Uma análise prudente das obras tomasianas não desconsidera o ambiente social, cultural e político em que estão inseridas.

 

Palavras-chave: Filosofia da Educação. Idade Média. Formação de professores.

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Biografia do Autor

Rafael Henrique Santin, Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas

Doutor em Educação: História e Historiografia da Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas. Endereço: Avenida Clevelândia, 494, apto. 208, Centro, Palmas, Paraná. CEP: 85.555-000. Telefone (44) 99716-9942. E-mail: rafael.h.santin@gmail.com.

Terezinha Oliveira, UEM

Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 436, apto. 401, Zona 07, Maringá, Paraná. CEP: 87.030-040. Telefone: (44) 3025-0091. E-mail: teleoliv@gmail.com.

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Publicado

2019-05-30

Como Citar

SANTIN, R. H.; OLIVEIRA, T. Intelecto, educação e formação docente na Suma Teológica de Tomás de Aquino. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 451–468, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n2.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12725. Acesso em: 26 dez. 2024.