La liberación freiriana del sujeto en la Educación Matemática Decolonial Transcompleja

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17161.022

Resumo

A Educação Matemática em crise hoje é chamada e exige uma libertação, pois é uma prática opressora e ainda se encontra em um quadro colonizador apesar dos grandes avanços; É urgente libertar o sujeito de sua prática evasiva. Como objetivo complexo, a libertação freiriana do sujeito é analisada em Transcomplex Decolonial Mathematical Education (EMDT); da transmetodologia transcomplex com a desconstrução rizomática como um transmétodo transcomplex na transmodernidade. É transcendido em construções rizomáticas, complexas e transdisciplinares; aprofundando de Paulo Freire a crise da Educação Matemática hoje. Nas conclusões iniciais, na reconstrução sob a consciência de que o legado freiriano estará sempre ali dando boas novas como uma jarra que não se esgota, com uma sabedoria de amor pela vida, com profunda fé nos alunos.

Palavras-chave: Libertação Freiriana. Educação matemática. Decolonial.

Downloads

Métricas

PDF views
368
Feb 16 '21Feb 19 '21Feb 22 '21Feb 25 '21Feb 28 '21Mar 01 '21Mar 04 '21Mar 07 '21Mar 10 '21Mar 13 '21Mar 16 '218
| |
Other format views
39
Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20264.0
|

Biografia do Autor

Milagros Elena Rodríguez , Universidade do Oriente

Cristiana, venezolana, Cursante en  2021 del Postdoctorado las nuevas tendencias y corrientes integradoras de pensamiento y sus concreciones, Universidad José Martí de Latinoamérica, Cuba. PhD en Educación Matemática, Pensamiento y Religaje en la Transmodernidad. PhD. en Ciencias de la Educación. Doctora en Patrimonio Cultural. Doctora en Innovaciones Educativas. Magister Scientiaurum en Matemáticas. Licenciada en Matemática. Docente Investigadora titular a dedicación exclusiva del Departamento de Matemáticas Universidad de Oriente. Cuenta con más de 180 investigaciones publicaciones en revistas científicas arbitradas, nacionales e internacionales indexadas de alto impacto. Más de 15 libros publicados.

Publicado

2021-02-16

Como Citar

ELENA RODRÍGUEZ , M. . La liberación freiriana del sujeto en la Educación Matemática Decolonial Transcompleja. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–15, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.17161.022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/17161. Acesso em: 27 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança