Agenda global da educação e expansão da Educação Superior

Autores

  • Gilneide Maria de Oliveira Lobo Secretaria Municipal de Educação de Mossoró
  • Alda Maria Duarte Araújo Castro Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-6740-6257

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21286.071

Resumo

Este estudo versa sobre a relação da globalização e da educação a partir da constituição de uma agenda global da educação e de sua influência na política educacional dos países em desenvolvimento. Ele evidencia a centralidade que o conhecimento adquiriu como fator de produção, desenvolvimento econômico e social, como também a sua vinculação à reatualização da Teoria do Capital Humano, que impôs novas demandas para a Educação Superior e a influência do Banco Mundial na propagação dessa concepção. O estudo destaca ainda os efeitos da agenda global na expansão das matrículas da Educação Superior brasileira nos seus níveis de graduação e pós-graduação.

Palavras-chave: Agenda global. Educação Superior. Política educacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gilneide Maria de Oliveira Lobo, Secretaria Municipal de Educação de Mossoró

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Diretora de Planejamento e Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Mossoró/RN.

Alda Maria Duarte Araújo Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente Associada IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2023-08-03

Como Citar

LOBO, G. M. de O.; CASTRO, A. M. D. A. Agenda global da educação e expansão da Educação Superior. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21286.071. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21286. Acesso em: 28 abr. 2024.