“Direitos Humanos e Educação”: teoria e práxis em contexto educativo – relato de uma experiência no Ensino Superior em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21328.042

Resumo

Educar para os direitos humanos e para a cidadania constitui o propósito central da unidade curricular de Direitos Humanos e Educação, inserida no 1.º ano da Licenciatura em Educação Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Pretende-se promover o conhecimento do que são os direitos humanos, do seu significado, dos valores e princípios enformadores, dos principais instrumentos jurídicos que os proclamam e protegem, bem como da sua importância e incidência em contextos genéricos e específicos, neste particular: contextos educativos e sociais. Visa-se contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres, em diálogo e no respeito pelos outros. Pretende-se, neste texto, discorrer sobre a teoria e a práxis na lecionação da unidade curricular de Direitos Humanos e Educação, com especial enfoque no respetivo processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Direitos Humanos. Educação. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Susana Sardinha Monteiro, Instituto Jurídico Portucalense - Instituto Politécnico de Leiria

Instituto Jurídico Portucalense (IJP-IPLeiria), Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), Instituto Politécnico de Leiria. Doutora em Direito. Professora Adjunta da ESECS.

Jenny Sousa, Instituto Politécnico de Leiria

Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA.IPLeiria), Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), Instituto Politécnico de Leiria. Doutora em Estudos Culturais. Professora Adjunta da ESECS.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Como Citar

MONTEIRO, S. S.; SOUSA, J. “Direitos Humanos e Educação”: teoria e práxis em contexto educativo – relato de uma experiência no Ensino Superior em Portugal. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21328.042. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21328. Acesso em: 28 abr. 2024.