Práticas de Ensino Experimental das Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: uma análise dos relatórios da Inspeção-Geral da Educação e Ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21358.062

Resumo

Em 2015, iniciou-se a implementação do acompanhamento e da avaliação sistemática, por parte da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), das práticas dos professores no âmbito do Ensino Experimental das Ciências em Portugal, daí resultando vários relatórios. O presente estudo visa identificar essas práticas dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), através da análise de conteúdo desses documentos. Os resultados evidenciaram que pelo menos metade dos professores observados e inquiridos realizaram atividades práticas de ensino de Ciência, mas fazem-no com pouca frequência. Acresce ainda notar que as atividades realizadas de modo sistemático são implementadas de forma descontextualizada, sem o envolvimento ativo das crianças e pouco centradas na promoção de competências científicas. Constatou-se ainda que a avaliação das aprendizagens nestas atividades é pouco transparente, focada nos conhecimentos e que carece de uma monitorização das aprendizagens mais sistemática, suportada nos instrumentos de registo que contemplem também capacidades e atitudes e valores.

Palavras-chave: Ensino Experimental das Ciências. 1.º Ciclo do Ensino Básico. Relatórios da IGEC.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrícia Christine Silva, Universidade de Aveiro

Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico pela Universidade de Aveiro. Bolsista de Doutorado em Educação pela Universidade de Aveiro (DEP, CIDTFF), com projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Ana Valente Rodrigues, Universidade de Aveiro

Doutorada em Didática e Formação pela Universidade de Aveiro. Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro (DEP, CIDTFF).

Paulo Nuno Vicente, Universidade Nova de Lisboa

Doutorado em Media Digitais. Professor na Universidade Nova de Lisboa (ICNOVA/ iNOVA Media Lab).

Downloads

Publicado

2023-06-29

Como Citar

SILVA, P. C.; RODRIGUES, A. V.; VICENTE, P. N. Práticas de Ensino Experimental das Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: uma análise dos relatórios da Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21358.062. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21358. Acesso em: 27 abr. 2024.