Confluências na formação de educadores das áreas de Ciências da Natureza e Linguagens a partir da Tecnologia Social das tintas de terra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21374.064

Resumo

O presente trabalho discute o potencial da Agroecologia como ponto de confluência e mobilização de diferentes saberes e práticas em contextos educativos diversos, em especial na formação inicial de professores. Para tanto, parte-se da análise de um acontecimento pedagógico envolvendo diferentes turmas de licenciatura em distintas habilitações: Ciências Biológicas e Educação do Campo em Ciências da Natureza e em Linguagens e Códigos. Do ponto de vista teórico, propõe-se o exercício de articular referenciais de distintas comunidades científicas, tendo por foco priorizar posturas dialógicas e ecológicas. As reflexões apresentadas almejam contribuir com um debate mais amplo sobre práticas pedagógicas emancipadoras, sustentáveis e cooperativistas, as quais são aqui compreendidas como importantes na formação cidadã tanto nas escolas do campo quanto nas da cidade. 

Palavras-chave: Agroecologia. Ecologia de práticas. Educação dialógica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anielli Fabiula Gavioli Lemes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT).

Luiz Henrique Magnani, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Bacharel e licenciado em Letras e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), tendo realizado período sanduíche na University of Manitoba (UoM), Canadá. Professor e pesquisador da área de linguagens na UFVJM, atua no curso de Licenciatura em Educação do Campo da universidade desde 2015.

Maurício Teixeira Mendes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutorando em Estudos de Linguagens no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciado em Educação no Campo pela UFVJM com habilitação na área de Linguagens e Códigos. Integrante do projeto de pesquisa: INFORTEC – Núcleo de Pesquisa Linguagem e Tecnologia – CEFET-MG.

Luciana Resende Allain, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Downloads

Publicado

2023-07-07

Como Citar

LEMES, A. F. G.; MAGNANI, L. H.; MENDES, M. T.; ALLAIN, L. R. Confluências na formação de educadores das áreas de Ciências da Natureza e Linguagens a partir da Tecnologia Social das tintas de terra. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21374.064. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21374. Acesso em: 27 abr. 2024.