Programa Educacional de Introdução à Linguagem Cartográfica Tátil e introdução à leitura de mapas na sala de aula comum

Autores

  • Fabiana Giehl Birão Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0001-5915-3368
  • Fátima Elisabeth Denari Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21406.085

Resumo

Este artigo, baseado em tese de doutoramento, tem como objetivo geral analisar os efeitos do Programa Educacional de Introdução à Linguagem Cartográfica Tátil, quando aplicado no contexto da sala de aula comum, com alunos com cegueira. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória de natureza descritiva, caracterizada por uma intervenção. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário aberto, sondagem, entrevista, diário de campo e o programa de intervenção. Os dados foram submetidos à análise descritiva. O desenvolvimento deste estudo mostrou que o programa mencionado pode e deve ser desenvolvido pelos professores com todos os alunos na sala de aula comum.

Palavras-chave: Educação Especial. Cegueira. Cartografia Tátil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Giehl Birão, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Fátima Elisabeth Denari, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Docente sênior junto ao Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar. Mestrado em Educação Especial pelo PPGEEs da UFSCar. Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Pós-doutorado em Sexualidade e Deficiência pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Araraquara.

Downloads

Publicado

2023-11-23

Como Citar

BIRÃO, F. G.; DENARI, F. E. Programa Educacional de Introdução à Linguagem Cartográfica Tátil e introdução à leitura de mapas na sala de aula comum. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–24, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21406.085. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21406. Acesso em: 28 abr. 2024.