Avaliação educacional e accountability: análise de artigos publicados no Brasil e na Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21579.067Resumo
Este artigo tem como objetivo explorar referenciais teóricos de produções científicas sobre políticas de avaliação educacional e accountability, por meio de um exercício de metapesquisa. Especificamente, o texto em tela analisa artigos publicados em periódicos científicos do Brasil e da Colômbia, indexados em bases de dados, tais como a Redalyc ou equivalente. Os resultados alcançados permitiram constatar a pouca incidência de produções em que os autores explicitam a perspectiva epistemológica, o posicionamento epistemológico e os autores de referência, aspectos centrais em estudos do tipo metapesquisa. Ao passo que essa constatação expõe algumas fragilidades nas publicações sobre o tema, evidencia um campo vasto para estudos futuros sobre os referenciais teóricos na produção científica sobre políticas de avaliação educacional e accountability.
Palavras-chave: Avaliação educacional. Accountability. Metapesquisa.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.