Avaliação educacional e accountability: análise de artigos publicados no Brasil e na Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21579.067

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar referenciais teóricos de produções científicas sobre políticas de avaliação educacional e accountability, por meio de um exercício de metapesquisa. Especificamente, o texto em tela analisa artigos publicados em periódicos científicos do Brasil e da Colômbia, indexados em bases de dados, tais como a Redalyc ou equivalente. Os resultados alcançados permitiram constatar a pouca incidência de produções em que os autores explicitam a perspectiva epistemológica, o posicionamento epistemológico e os autores de referência, aspectos centrais em estudos do tipo metapesquisa. Ao passo que essa constatação expõe algumas fragilidades nas publicações sobre o tema, evidencia um campo vasto para estudos futuros sobre os referenciais teóricos na produção científica sobre políticas de avaliação educacional e accountability.

Palavras-chave: Avaliação educacional. Accountability. Metapesquisa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Regina Rostirola, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Marilda Pasqual Schneider, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Jorge Jairo Posada, Universidad Pedagógica Nacional

Professor e pesquisador da Universidad Pedagógica Nacional. Doutor em Filosofía e Ciências da Educação da Universidad Nacional de Educación a Distancia, Madrid, Espanha.

José Emilio Díaz Ballén, Universidad Pedagógica Nacional

Professor e pesquisador da Universidad Pedagógica Nacional. Doutor em Educação – Doutorado Interinstitucional em Educação na Universidad Pedagógica Nacional, Colombia.

Downloads

Publicado

2023-07-19

Como Citar

ROSTIROLA, C. R.; SCHNEIDER, M. P.; POSADA, J. J.; DÍAZ BALLÉN, J. E. Avaliação educacional e accountability: análise de artigos publicados no Brasil e na Colômbia . Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–16, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21579.067. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21579. Acesso em: 28 abr. 2024.