A educação pública em Ponta Grossa-PR: o Grupo Escolar Senador Correia e o Ginásio Regente Feijó (1912-1945)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21641.057

Resumo

Este artigo trata do contexto educacional de criação do primeiro grupo escolar na cidade de Ponta Grossa, Paraná, o Grupo Escolar Senador Correia, e do primeiro ginásio no interior do estado, o Ginásio Regente Feijó, no período de 1912 a 1945. A pesquisa, no âmbito da História da Educação, foi de cunho documental e bibliográfico, e o recorte temporal teve como direcionamento os critérios adotados na consulta à documentação dos respectivos arquivos escolares. O estudo fundamentou-se na perspectiva teórica da história cultural, utilizando-se dos conceitos de cultura escolar e cultura material escolar. O objetivo foi evidenciar elementos de apropriações no que se refere ao processo de formação de uma cultura escolar, verificando questões atinentes à internalização de ações no cotidiano escolar, bem como à sistematização e à normatização do ambiente escolar. Nessa direção, foram abordadas questões específicas da cultura material escolar, considerando as diferentes escalas de interlocução hierárquica com as esferas políticas que compunham a educação pública local, regional e nacional da primeira metade do século XX.

Palavras-chave: Cultura escolar. Cultura material escolar. Educação pública. Grupo Escolar Senador Correia. Ginásio Regente Feijó.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silmara Solomon, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Leonardo Miguel Martins, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Maria Julieta Weber, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Pós-doutorado em História e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação e Licenciada em História pela UEPG.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

SOLOMON, S.; MARTINS, L. M.; WEBER, . M. J. A educação pública em Ponta Grossa-PR: o Grupo Escolar Senador Correia e o Ginásio Regente Feijó (1912-1945). Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21641.057. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21641. Acesso em: 28 abr. 2024.