Educação Domiciliar: análise de entrevistas em programas televisivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21699.076

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os temas e os argumentos que se fizeram presentes nos debates sobre a Educação Domiciliar (ED) em programas televisivos. Para tal, recorreu-se a uma pesquisa documental de quatro vídeos de debates televisivos, com análise de conteúdo. A base para a análise foi a produção acadêmica brasileira crítica à ED e defensora da educação escolar. Os argumentos foram agrupados nos seguintes blocos: legislação e direitos; educação escolar versus educação domiciliar; violências; socialização na escola e na família; valores; ensino dos conteúdos; perfil das famílias; fiscalização e custos da ED; e aprendizagem e avaliação. A análise realizada identificou a predominância e os tipos de argumentos nos discursos críticos e em defesa da ED, assim como alguns silenciamentos, podendo contribuir para o avanço dos debates na academia e fora dela.

Palavras-chave: Educação Domiciliar. Homeschooling. Debate televisivo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natália Caroline da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Pedagoga pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Educação Básica.

Isabela Natal, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Educação Básica (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo).

Heloisa Chalmers Sisla, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2023-08-09

Como Citar

COSTA, N. C. da; NATAL, I.; SISLA, H. C. Educação Domiciliar: análise de entrevistas em programas televisivos. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21699.076. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21699. Acesso em: 27 abr. 2024.