Ensino da ética na pesquisa em educação: análise dos programas de formação em investigação científica e a relevância nas monografias produzidas em Angola
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.22149.082Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar a relevância do ensino da ética em pesquisa, expressa nos programas curriculares de investigação científica, e a observância dos princípios éticos em monografias de Licenciatura de três Instituições de Ensino Superior em Angola. Ao partir do confronto entre o normativo sobre a harmonização curricular e os programas, verifica-se um desalinhamento e, nos programas, a ausência de orientação relativa ao ensino da ética. Na identificação dos princípios éticos, globalmente, limitam-se ao objetivo da pesquisa, quem a irá realizar, à confidencialidade e ao anonimato, princípios enunciados e verificados em algumas monografias e noutras apenas enunciados sem serem observados, o que permite sinalizar a necessidade de uma profunda reflexão sobre o ensino e a importância da ética no processo de investigação e a criação de código de ética que regule toda a atividade de pesquisa.
Palavras-chave: Ética em pesquisa. Formação científica. Programa curricular e monografia.
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