Ensino da ética na pesquisa em educação: análise dos programas de formação em investigação científica e a relevância nas monografias produzidas em Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.22149.082

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar a relevância do ensino da ética em pesquisa, expressa nos programas curriculares de investigação científica, e a observância dos princípios éticos em monografias de Licenciatura de três Instituições de Ensino Superior em Angola. Ao partir do confronto entre o normativo sobre a harmonização curricular e os programas, verifica-se um desalinhamento e, nos programas, a ausência de orientação relativa ao ensino da ética. Na identificação dos princípios éticos, globalmente, limitam-se ao objetivo da pesquisa, quem a irá realizar, à confidencialidade e ao anonimato, princípios enunciados e verificados em algumas monografias e noutras apenas enunciados sem serem observados, o que permite sinalizar a necessidade de uma profunda reflexão sobre o ensino e a importância da ética no processo de investigação e a criação de código de ética que regule toda a atividade de pesquisa.

Palavras-chave: Ética em pesquisa. Formação científica. Programa curricular e monografia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Calóia Hombo Alfredo, Universidade Mandume ya Ndemufayo

Investigador no Centro de Investigação em Educação (CIED) da Universidade do Minho (Portugal). Professor da Pós-graduação em Agregação Pedagógica na Universidade Mandume ya Ndemufayo (Angola). Doutor em Ciência da Educação na especialidade de Política Educativa pela Universidade do Minho. Mestre em Estudo em Avaliação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), São Paulo, Brasil, e em Metodologia de Investigação Científica aplicada à Educação pela Olwa University do Brasil.

Aníbal João Ribeiro Simões, Universidade Agostinho Neto

Docente e investigador da Universidade Agostinho Neto (UAN), Angola. Professor Associado, ministra na Faculdade de Ciências Sociais (UAN) (Departamento de Psicologia) na Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. Coordenador do Mestrado em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento na Universidade Jean Piaget de Angola. Doutor em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho (Portugal).

Downloads

Publicado

2023-10-10

Como Citar

ALFREDO, F. C. H.; SIMÕES, A. J. R. Ensino da ética na pesquisa em educação: análise dos programas de formação em investigação científica e a relevância nas monografias produzidas em Angola. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–16, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.22149.082. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22149. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica em Ciências Humanas e Sociais: atualizando o debate