A evasão discente nos projetos de autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24814.071Resumo
O Relatório de Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 2019, sugeriu que, na autoavaliação, os programas verifiquem as razões da evasão discente. A autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu foi, então, inserida na ficha de avaliação da Capes para a quadrienal 2021-2024. Considerando que a evasão de estudantes se configura como fenômeno crescente na pós-graduação, este estudo elegeu a área de Educação, uma das que possuem maior número de programas no país, com o objetivo de analisar como a evasão discente é tratada nos projetos de autoavaliação dos PPGs em Educação no período de 2019 a 2024. Para tanto, ampara-se em abordagem quanti-qualitativa e em pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados indicam que, dos 23 programas selecionados, três apresentam projetos consolidados de autoavaliação, mas não implementaram a sugestão de inserir a evasão discente como elemento de discussão. Infere-se, também, que a ausência de políticas de combate à evasão na pós-graduação se torna uma limitação na agenda da política educacional brasileira.
Palavras-chave: Autoavaliação discente. Evasão discente. Política educacional de pós-graduação.
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