A práxis da tolerância na produção teórica de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24969.069

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo o desvelamento da construção conceitual da práxis da tolerância nas produções teóricas de Paulo Freire. Os objetivos traçados foram: analisar o princípio da práxis da tolerância nas obras de Freire e as relações que ele estabelece entre essa concepção e outros conceitos apresentados em suas obras; e apresentar a contribuição dessa práxis para ações pedagógicas que buscam desenvolver um trabalho educativo voltado para a humanização. Para fundamentar o percurso metodológico da pesquisa bibliográfica, o artigo pautou-se em Salvador (1978), Triviños (1987) e Minayo (1994), seguindo os procedimentos de Osgood, propostos por Bardin (2004), para realizar a análise de conteúdo. Os resultados demonstram a importância dessa concepção na produção teórica de Paulo Freire e evidenciam sua indispensabilidade para as discussões sobre humanização, democracia, dialogicidade e unidade na diversidade. Esses dados podem contribuir, subsidiando ações e diálogos nos processos educativos que buscam fomentar uma educação humanizadora e a convivência saudável entre os sujeitos e destes com o mundo.

Palavras-chave: Tolerância. Paulo Freire. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Phiama Souza Guerra, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Lucimara Cristina de Paula, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

GUERRA, P. S.; PAULA, L. C. de. A práxis da tolerância na produção teórica de Paulo Freire. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–17, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24969.069. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24969. Acesso em: 5 dez. 2025.