A práxis da tolerância na produção teórica de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24969.069Resumo
O presente artigo tem como objeto de estudo o desvelamento da construção conceitual da práxis da tolerância nas produções teóricas de Paulo Freire. Os objetivos traçados foram: analisar o princípio da práxis da tolerância nas obras de Freire e as relações que ele estabelece entre essa concepção e outros conceitos apresentados em suas obras; e apresentar a contribuição dessa práxis para ações pedagógicas que buscam desenvolver um trabalho educativo voltado para a humanização. Para fundamentar o percurso metodológico da pesquisa bibliográfica, o artigo pautou-se em Salvador (1978), Triviños (1987) e Minayo (1994), seguindo os procedimentos de Osgood, propostos por Bardin (2004), para realizar a análise de conteúdo. Os resultados demonstram a importância dessa concepção na produção teórica de Paulo Freire e evidenciam sua indispensabilidade para as discussões sobre humanização, democracia, dialogicidade e unidade na diversidade. Esses dados podem contribuir, subsidiando ações e diálogos nos processos educativos que buscam fomentar uma educação humanizadora e a convivência saudável entre os sujeitos e destes com o mundo.
Palavras-chave: Tolerância. Paulo Freire. Educação.
Downloads
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Práxis Educativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.