“Quem está preparado pra isso?”... Reflexões sobre a formação docente para as homossexualidades

Autores

  • Anderson Ferrari UFJF
  • Roney Polato de Castro FACED\UFJF

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.8i1.0012

Resumo

Partindo das condições de emergência da pergunta de uma aluna de um curso de formação em sexualidades, o artigo tem como objetivo problematizar essa formação que, associada às construções de gênero e sexualidade, convida-nos a pensar os processos de constituição dos sujeitos. Para isso, tomou como procedimentos metodológicos as observações e análises das experiências dos autores em três cursos para docentes, trazendo para o texto, falas apreendidas nesses contextos. Essas problemáticas aproximam os autores dos estudos pós-estruturalistas e foucaultianos, cujo foco recai sobre os discursos e práticas que constituem os sujeitos e sobre as relações de poder. Como resultado principal, o artigo aponta a necessidade de apostar no “desprendimento de si” que envolve a formação no seu investimento na interrogação, no questionamento mais do que nas respostas e “verdades”.

 

Palavras-chaves: Formação docente. Homossexualidades. Sujeitos.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
426
Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202631
|

Biografia do Autor

Anderson Ferrari, UFJF

Professor de História do Colégio de Aplicação João XXIII\UFJF, professor do PPGE\UFJF

Roney Polato de Castro, FACED\UFJF

Mestre em Educação pela UFJF. Professor assistente da FACED\UFJF

Downloads

Publicado

2013-06-12

Como Citar

FERRARI, A.; DE CASTRO, R. P. “Quem está preparado pra isso?”... Reflexões sobre a formação docente para as homossexualidades. Práxis Educativa, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 295–317, 2013. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.8i1.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/4020. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)