Possibilidades e influências da formação continuada na construção da docência de professoras alfabetizadoras de Araucária/PR: uma análise dialógico-responsiva

Autores

  • Sônia de Fátima Radvanskei UFPR
  • Regina Cely de Campos Hagemeyer UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0012

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com cinco professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Ensino de Araucária/PR, com mais de dezoito anos de docência, desenvolvida, em sua maioria, nas classes de alfabetização do mesmo município. Nesse contexto, há a possibilidade de uma análise dialógico-responsiva de investigação dos processos de formação continuada ofertados pela Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED), dos quais as professoras têm participado no decorrer de sua carreira docente. Propõe-se, pela pesquisa qualitativa, utilizar procedimentos metodológicos de Entrevista e Roda de conversa para situar e identificar as compreensões das professoras sobre a formação continuada, ressaltando, na verbalização de suas concepções e experiências, o desenvolvimento das práticas de alfabetização a partir dessa formação. Para as análises dos discursos das professoras, foram considerados os conceitos de dialogismo, enunciação e responsividade de Bakhtin (2006, 2011), buscando aproximações às teorizações de Shulman (1986, 1987), Nóvoa (1998, 2007), Kramer (2010, 2013) e Maldonado (2002), dialógicos e responsivos sobre os estilos e as práticas pedagógicas desenvolvidas, os quais decorrem da formação continuada vivida pelas alfabetizadoras.

 

Palavras-chave: Professoras alfabetizadoras. Formação Continuada.Dialogicidade e responsividade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sônia de Fátima Radvanskei, UFPR

Mestranda do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Paraná

Regina Cely de Campos Hagemeyer, UFPR

Professora Doutora, do Programa de pós Graduação da UFPR , coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Formação docente, currículo e práticas pedagógicas, paradigmas contemporâneos. 

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

RADVANSKEI, S. de F.; HAGEMEYER, R. C. de C. Possibilidades e influências da formação continuada na construção da docência de professoras alfabetizadoras de Araucária/PR: uma análise dialógico-responsiva. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 271–296, 2016. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i1.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7203. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Políticas de Formação de Professores Alfabetizadores