A avaliação na Educação Infantil: uma análise a partir de relatórios de uma professora

Autores

  • Gabriela Medeiros Nogueira Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Gabriela Ortiz Prado Rede Municipal de Ensino de Rio Grande - RS

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0017

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo compreender como uma professora de Escola Municipal - Educação Infantil em Rio Grande (RS) concebe a avaliação nesta etapa da Educação Básica. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental e teve como corpus, dezesseis “Relatórios de avaliação” elaborados em 2014. A análise dos dados deu-se a partir dos estudos de Barbosa (2006; 2008); Hoffmann (2003, 2011, 2014), Bondioli (2004), Guimarães e Oliveira (2014). Os resultados indicam uma perspectiva de avaliação mais focada no trabalho do professor do que nas crianças, evidenciando propostas e resultados, sem enfatizar o percurso. Todos os relatórios analisados apresentam sistematicamente a mesma estrutura e organização textual, independentemente da criança que esteja sendo avaliada. Conclui-se, desse modo, que as particularidades de cada criança são desconsideradas nos relatórios, uma vez que todas podem ser descritas por meio de uma mesma frase.

 

Palavras-chave: Avaliação. Educação Infantil. Relatórios de avaliação.

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Publicado

2017-03-21

Como Citar

NOGUEIRA, G. M.; PRADO, G. O. A avaliação na Educação Infantil: uma análise a partir de relatórios de uma professora. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 832–849, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i3.0017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8936. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Avaliação e Currículo