Os impactos da avaliação em larga escala nos currículos escolares

Autores

  • Rita de Cássia Silva Godoi Menegão Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0007

Resumo

Este trabalho resulta de uma pesquisa de doutorado que analisa o currículo escolar na interface com a avaliação externa, com o objetivo de identificar, descrever e analisar como os sujeitos estão se posicionando nesse contexto de testes, e mapear as alterações realizadas no currículo escolar, impelidas pela Prova Brasil e IDEB. A abordagem é descritivo-analítica, com uso da análise documental, questionário e entrevistas orais, em amostra de 55 professores, sujeitos. A investigação fundamentou-se em Freitas et al. (2012), Gimeno Sacristán (2000), Apple (2005), Sousa (2004) entre outros. A avaliação externa tem impactado a configuração do currículo escolar e induzido ao treinamento, em demasia, para os testes, comprometendo, desta forma, a qualidade da educação.

 

Palavras-chave: Currículo escolar. Avaliação externa em larga escala. Políticas educacionais.

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Publicado

2017-03-21

Como Citar

MENEGÃO, R. de C. S. G. Os impactos da avaliação em larga escala nos currículos escolares. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 641–656, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i3.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8995. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Avaliação e Currículo