Fascismo neoliberal e mercantilização das universidades norte-americanas: repressão à liberdade de expressão e os movimentos de resistência estudantil

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24156.001

Abstract

Este artigo analisa o impacto do autoritarismo crescente sobre as universidades e o papel da dissidência estudantil em um contexto global de mercantilização da educação e repressão à liberdade acadêmica. Partindo do conceito de “fascismo neoliberal”, analisamos como governos de extrema-direita, bilionários e elites empresariais estão atacando as funções críticas das universidades, reduzindo-as a meros centros de conformidade e repressão intelectual. Utilizando exemplos de protestos estudantis em campi universitários nos Estados Unidos, como as manifestações contra a violência de Israel em Gaza, o texto aborda como a repressão violenta e a criminalização da dissidência são usadas para silenciar movimentos que questionam a ordem hegemônica. Em especial, discute-se o impacto do discurso autoritário na política para justificar a violência estatal contra estudantes que denunciam a ocupação e o genocídio palestino. Além disso, o texto argumenta que esse ataque à liberdade acadêmica e ao pensamento crítico faz parte de uma estratégia mais ampla para moldar as universidades à imagem de uma pedagogia de obediência, alinhada aos interesses neoliberais e fascistas. Conclui-se que a resistência estudantil e a formação política de professores e estudantes são elementos essenciais para desafiar essa mercantilização das universidades e preservar seu papel como espaços de pensamento livre e emancipatório.

Palavras-chave: Movimento estudantil. Liberdade de expressão. Neoliberalismo. Universidade pública.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • Henry Armand Giroux, McMaster University

    Professor do Departamento de Estudos Culturais na Faculdade de Ciências Humanas da McMaster University, Canadá.

  • Gustavo de Oliveira Figueiredo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professor do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Pubblicato

2024-11-25

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

Fascismo neoliberal e mercantilização das universidades norte-americanas: repressão à liberdade de expressão e os movimentos de resistência estudantil. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24156.001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24156. Acesso em: 30 mag. 2026.

Altri articoli dello/a stesso/a autore/rice