APROPRIAÇÃO DE CUSTOS NO TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS: UMA INVESTIGAÇÃO DAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS E DE PADRÕES REGIONAIS INTERNACIONAIS

Autores/as

Resumen

Considerando os latentes desafios relacionados à garantia de níveis adequados de qualidade nos deslocamentos urbanos, tem sido cada vez mais fundamental que se aprimore a gestão dos serviços de transporte público, principalmente em relação aos custos operacionais. Neste contexto, apresenta-se uma revisão bibliográfica sistemática de fontes técnicas e acadêmicas, abrangendo diferentes regiões geográficas e abordagens metodológicas. Esta consolidação proporciona a análise da frequência de abordagens e da profundidade das referências dos componentes de custo. Quanto às metodologias para cálculo de custos, constata-se diferença na abordagem dos documentos brasileiros, com uso de planilhas tarifárias, frente a outros países, com métodos de estimativa matemática. Constata-se também que as planilhas tarifárias têm grau de detalhamento das parcelas de custo maior que o encontrado em outras metodologias de cálculo, decorrente da apresentação de fórmulas e coeficientes detalhados.

Biografía del autor/a

Victor Lima Migliorini, Fundação Getúlio Vargas

Mestre em Engenharia de Transportes e Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Engenheiro da Locale Trânsito e Transporte, Consultoria em Trânsito e Transportes, atuando na construção e calibração de redes de microssimulação de trânsito, elaboração de Relatórios de Impacto na Circulação (RIC), Planos de Ação Imediata de Trânsito e Transportes (PAIT), estudos de otimização semafórica, Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para rodovias, elaboração de termos de referência e auxílio às prefeituras para licitação de sistemas de transporte coletivo por ônibus e sistemas de táxi, e elaboração de Planos de Mobilidade Urbana para municípios (PMU). Atualmente pesquisador da FGV Transportes – Centro de Estudos de Transportes, Logística e Mobilidade Urbana da Fundação Getúlio Vargas.

Paulo Rogério da Silva Monteiro, Fundação Getúlio Vargas

Mestre em Engenharia de Transporte pelo IME/RJ. Engenheiro Civil pela UFMG. Sócio-Diretor da Empresa Locale Consultoria e Engenharia Ltda - ME (desde 2005). Examinador do Prêmio ANTP de Qualidade (direcionado para Transportes Públicos) - Ciclos 2003-2005, 2005-2007 e 2009-2011 (Examinador) e 2011-2013 e 2013-2015 (Examinador Sênior). Coordenador Técnico-Executivo da Pesquisa Origem-Destino RMBH 2012 - Agência de Desenvolvimento da RMBH - Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana de Minas Gerais (2012-2013). Assessor Técnico da Diretoria de Planejamento Metropolitano / Coordenador do Programa Metropolitano de Mobilidade  - Agência de Desenvolvimento da RMBH - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Politíca Urbana de Minas Gerais (2009-2011). Professor do CEFET-MG, PUC-Minas, UFMG, Fundação João Pinheiro e Universidade de Itaúna, nas áreas de Mobilidade Urbana, Engenharia de Tráfego, Pesquisas de Transporte e Trânsito Sistemas de Transportes, Superestrutura Viária e Gestão de Processos e Projetos, desde 2005. Atualmente pesquisador da FGV Transportes – Centro de Estudos de Transportes, Logística e Mobilidade Urbana da Fundação Getúlio Vargas.

Marcus Vinícius Quintella Cury, Fundação Getúlio Vargas

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Mestre em Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia – IME. Pós-Graduado em Administração Financeira pela EPGE/FGV. Engenheiro Civil pela Universidade Veiga de Almeida. Sua experiência profissional tem como destaque as posições de Diretor de Engenharia de Transportes da Odebrecht TransPort S.A. e de Diretor Técnico da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Foi engenheiro, assistente técnico e chefe de departamento da CBTU, de 1985 a 2000, atuando ativamente na área metroferroviária nacional. Como consultor empresarial, pela MARVIN Consultoria e Treinamento Ltda, prestou serviços, na área de transportes, para as seguintes empresas e entidades: Dresdner Bank, Caixa Econômica Federal, Banco Opportunity, Embratel, Fundação Hospital Bela Lopes de Oliveira, Latapack Ball Embalagens, Universidade Corporativa da Petrobras, SDM/Odebrecht Angola, Agência Nacional de Transportes Terrestres-ANTT, Fundação Euclides da Cunha/Universidade Federal Fluminense-UFF, Agência de Serviços Públicos Concedidos do Estado do Rio de Janeiro-ASEP/AGETRANSP/RJ, Fundação Ricardo Franco/IME e BNDES/PUC-RJ, Belgo-Arcelor Brasil, Transpetro, ABIFER/SIMEFRE e Thyssen Krupp CSA Siderúrgica. Na área acadêmica, desde 1997, atua na Fundação Getulio Vargas (FGV) como professor da área de finanças dos cursos MBA e coordenador acadêmico dos seguintes cursos de pós-graduação: MBA em Gestão Empresarial (Recife), MBA em Controladoria, Auditoria e Compliance (RJ), MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios (RJ) e MBA em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios (RJ). É professor palestrante dos cursos de Altos Estudos de Política e Estratégia e Logística e Mobilização Nacional, da Escola Superior de Guerra (ESG). É representante da FGV no Education Quality Accreditation Agency - EQUAA, como International Assessment Partner. Foi professor adjunto do Mestrado em Transportes do IME, de 1991 a 2011, e professor dos MBA em Finanças do IBMEC, de 1994 a 1999. Autor de artigos em jornais, revistas, congressos e periódicos, nacionais e internacionais. Coautor dos seguintes livros: Finanças Corporativas e Análise de Projetos de Investimento, editados pela FGV, e Mobilidade Urbana sobre Trilhos na Ótica dos Grandes Formadores de Opinião, editado pela ANPTrilhos. Autor do livro Empreendedorismo e Gestão de Negócios, editado pela Synergia Editora. Atualmente diretor da FGV Transportes – Centro de Estudos de Transportes, Logística e Mobilidade Urbana da Fundação Getúlio Vargas.

Marcelo Prado Sucena, Fundação Getúlio Vargas

Pós-Doutorado pela COPPE/UFRJ/LASUP - Laboratório de Aplicações de Supercondutores - Programa de Engenharia de Elétrica (Modelo Neuro-Fuzzy para gerenciamento ambiental da operação do trem de levitação magnética - MagLev-Cobra), Doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (Modelo Neuro-Fuzzy Sistêmico para subsidiar alocação de recursos), Mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) (Procedimento para identificação de elementos críticos, com FMECA, para subsidiar alocação de recursos), Graduado em Engenharia Elétrica - Ênfase em Eletrotécnica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ (Programa em FORTRAN para equilíbrio de rede de energia com contingência). Atuou em várias frentes na Cia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL) e Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, em destaque como Assessor da Subsecretaria de Transportes e na Diretoria de Administração e Finanças, como Chefe de Departamento de Monitoração de Transportes e como Analista de Sistemas. Atuou também como representante da SETRANS para planejamento de transportes nos Jogos Mundiais Militares, Rio+20 e candidatura para as Olimpíadas de 2016. Foi professor/pesquisador do Instituto Militar de Engenharia (pós-graduação em nível de especialização e mestrado) e na Universidade Estácio de Sá (graduação e pós-graduação). Foi professor terceirizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/NUSEG (pós-graduação) e na Escola Técnica Estadual Engenheiro Silva Freire. É autor de vários artigos em congressos, seminários e periódicos indexados pela CAPES. Tem larga experiência nas áreas das Engenharias de produção, de transporte, de sistemas e de manutenção, além das áreas pesquisa operacional, de gestão do conhecimento, manutenção e tecnologia metroferroviária. Atualmente pesquisador da FGV Transportes – Centro de Estudos de Transportes, Logística e Mobilidade Urbana da Fundação Getúlio Vargas.

Publicado

2024-10-11