SIMULAÇÃO FLUIDODINAMICA DE TREM DE POUSO DE AERONAVES: MANUFATURA ADITIVA VERSUS MANUFATURA SUBTRATIVA
Abstract
A comparação da manufatura aditiva com a manufatura subtrativa em projetos de trens de pouso de aeronaves, sob o enfoque da aerodinâmica, pode sem dúvida provar ser inovador para a indústria aeronáutica. Isso é relevante, visto que os requisitos relacionados ao ruído causado pelo arrasto aerodinâmico são cada vez mais severos, por isso é um assunto importante a ser pesquisado. Este artigo apresenta os resultados obtidos com simulações de dinâmica de fluidos (CFD – Computação Fluido Dinâmica) comparando dois modelos diferentes de trem de pouso de aeronaves. O primeiro modelo, um trem de pouso projetado de forma tradicional com manufatura subtrativa, ou seja, não integrado e sem forma aerodinâmica. O segundo modelo desenvolvido em formato aerodinâmico via manufatura aditiva. Por fim, são apresentadas análises de simulações de dinâmica de fluidos e os resultados são discutidos. As análises obtidas dessa pesquisa mostram a necessidade de uma abordagem enfática e mais estudos sobre projetos de trens de pouso de aeronaves. No futuro próximo, é bem possível que o trem de pouso da aeronave seja inteiramente construído com manufatura aditiva.
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